Malhas Portuguesas - o 1º projecto

15.5.13
Acompanho o blog da Rosa Pomar há quase uma década e portanto, o seu trabalho de pesquisa sobre as malhas e os fios portugueses. Um trabalho que me interessou e interessa e por isso, foi com entusiasmo que fui procurar o seu novo livro: As Malhas Portuguesas.
Era tanto o entusiasmo e o livro tão bonito que foi um instante para o ler. Primeiro, a saltitar, a saborear as fotos e os desenhos/esquemas da Rita Cordeiro. Depois, uma leitura atenta sobre a história da malha em Portugal ao longo do tempo. E finalmente, experimentar seguir as indicações dos esquemas e ver se me entendo.
Apesar de já saber tricotar achei as indicações muito claras e fáceis de compreender mesmo por quem não tenha tricotado. Até a minha cara metade manifestou vontade de começar a tricotar :)
Neste momento, já fiz o meu primeiro projecto com base no livro da Rosa. Fiz uma pega de trapos em que se reutilizam tecidos de algodão cortados às tiras de 1 cm. Usei uma velha t-shirt de algodão comprada há uns 20 anos numa viagem aos Picos da Europa. O resultado está aqui:
Gostei muito de fazer esta pega que já está a uso na cozinha. A próxima será feita utilizando uma t-shirt amarela da mais velha, a H. Gosto de tricotar à frente da série favorita e este projecto, fácil, prestava-se mesmo a isso. E gosto de pegas não muito grandes pelo que pude escolher o tamanho final. Esta reutilização de tecidos de algodão vem mesmo a calhar para aquela colecção de roupa usada guardada na arca.

2 comentários:

  1. O efeito é excelente! Fiquei com vontade de experimentar =)

    ResponderEliminar
  2. È muito fácil e para mim, um trabalho relaxante! Já fiz mais duas depois desta.

    ResponderEliminar

AddThis